Inmetro verifica condições de taxímetros que rodam por Campo Grande

Começou na manhã de ontem a operação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para verificar o funcionamento e documentação dos taxímetros que rodam em Campo Grande. O objetivo é atingir os 490 táxis na cidade de Campo Grande até o dia 28 de março.

Segundo o técnico metrológico Márcio André Yamaura, o fiscal do Inmetro percorre um quilômetro com o carro, sendo que na ida vai com bandeira 1 e na volta com bandeira 2, para averiguar se a contagem do taxímetro está correta.

No local também são verificados as condições do carro de acordo com os dados apontados no taxímetro, como, por exemplo, a metragem do pneu, que tem que bater com a o número indicado no aparelho.





O documento do taxímetro também tem que apresentar o alvará de circulação do veículo, assim como todos os dados do aparelho , do carro e do proprietário. Após a verificação, será trocada a selagem do taxímetro e renovado o documento.

De acordo com Márcio, a meta é que passem aproximadamente 35 táxis por dia pela verificação.

Para o taxista Valdir de Macedo Mendes, 36 anos, a operação é importante para manter os preços justos. “Tem cara que combina preço com o passageiro e isso prejudica o mercado, então através da fiscalização fica mais difícil de cobrar errado”, comenta.

Os carros que tiverem alguma irregularidade deverá se adequar até o final da operação. No final da manhã desta segunda-feira, o Inmetro não encontrou nenhum táxi com problemas.

Após a operação, Márcio garante que serão feitas fiscalizações periódicas para conferir se todos os táxis renovaram o documento e o lacre do taxímetro. Caso algum táxi esteja redando irregular, o proprietário pode ser multado.

Fonte: Campo Grande News





Deixe seu comentário