O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul Campo Grande) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – SEMAGRO.

Promove a gestão ambiental propondo e executando políticas e ações que visem ao desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.
Imasul Campo Grande

A atuação do Instituto é voltada à implantação e consolidação da gestão ambiental no Estado de Mato Grosso do Sul, uma vez que a grande pressão exercida pelo desenvolvimento sobre os recursos naturais, necessita estabelecer um compromisso muito claro em torno da indissociabilidade dos conceitos de respeito ao meio ambiente, justiça social e crescimento econômico.

No plano de metas do Imasul estão previstos programas e projetos que contemplam a biodiversidade, os recursos hídricos, o controle ambiental e a educação ambiental, dentre outros, como continuidade ao plano de gestão estabelecido para o meio ambiente.

A conservação e o uso sustentável dos recursos naturais dependem de ações conjuntas das instituições governamentais e não governamentais. A participação dos municípios nesse processo também é fundamental, por isso terá continuidade o plano de descentralização da gestão ambiental, proporcionando a progressiva instrumentalização, utilizando como principal ferramenta o licenciamento ambiental.

Esta nova estrutura administrativa foi denominada, SEMAC – Secretaria de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, responsável entre outras, pela gestão ambiental e de recursos hídricos e tendo como órgão excutor destas políticas o IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, cujas estruturas básicas e competências estão definidas nos Decretos Estaduais 12.230 e 12.231 respectivamente, ambos de 03.01.2007.





No final de 2006, o Governo do Estado reorganizou sua estrutura básica. Entre as mudanças, estava a união da gestão ambiental e do planejamento estadual, com a criação da SEMAC – Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, responsável pela gestão ambiental e de recursos hídricos no Estado. O órgão executor das políticas ambientais recebeu a atual denominação de IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. As estruturas básicas e competências da nova estrutura foi publicada no Decreto Estadual N. 12.725 de 10 de março de 2009.

Hoje, o IMASUL trabalha para realizar o licenciamento e o controle ambiental de empreendimentos, promover ações de conservação e recuperação, fiscalizar atividades, monitorar os recursos naturais, administrar unidades de conservação, promover a gestão participativa, entre outras competências essenciais para o desenvolvimento sustentável e promoção da sadia qualidade de vida da população.

Horário de Funcionamento Imasul Campo Grande

  • Segunda a Sexta das 07h30 ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Imasul Campo Grande

  • Av. Des. Leão Neto do Carmo, s/n – Parque dos Poderes – Campo Grande – MS
  • Telefone: (67) 3318-5600

Outras informações e site

Mapa de localização

Imasul Campo Grande
Rate this post